Já parou para pensar como são fabricados os pisos de borracha que vemos com muita frequência em locais da nossa rotina, como academias, arenas de crossfit, escolas e parques aquáticos? Certamente você não deve conhecer as matérias-primas que envolvem o processo de criação fabril destes tipos de piso e de outros produtos que levam a borracha em sua composição.

Para produções como estas um químico é bastante utilizado em larga escala: o poliuretano, que é aplicado quase sempre em forma de resina. Trata-se de um monocomponente que não possui solvente em sua estrutura e desempenha ação impermeabilizante, bem como reveste, nivela e cria rigidez.

O poliuretano é ainda um produto sustentável, ao não causar danos para o meio ambiente, e apresenta características muito importantes para os fins os quais está destinando, como:

–  É inodoro, ou seja, não exala nenhum tipo de cheiro;

– Possui elasticidade;

– É altamente aderente;

– Possui grande resistência contra as intempéries, as mudanças e fatores climáticos;

Além de todos estes pontos positivos, o poliuretano é extremamente versátil, o que o confere o poder de ser amplamente utilizado em diversas produções e indústrias, portanto, sendo aplicado em diferentes projetos.

A seguir, quatro exemplos de aplicações do poliuretano.

PISOS EMBORRACHADOS E EPDM

Como já citado anteriormente, as resinas químicas de poliuretano são amplamente utilizadas na fabricação de pisos de borracha para ambientes, como academias, arenas de crossfit, salas de pilates, escolas, creches, escritórios, piscinas, parques aquáticos, playgrounds e até espaços para cães e gatos. Isso porque o químico contribui para a aglomeração dos blocos de borracha. Atuam também como drenantes e são muito resistentes, podendo durar por anos.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Apesar de possuir função pouco conhecida na construção civil, o poliuretano pode ser atribuído a fabricação de telhas para coberturas, a isolamento acústico, como revestimento impermeabilizante, adesivo selante, adesivo para pisos, pinturas e painéis isolantes, entre outros.

INDÚSTRIA DE MÓVEIS

Quando destacamos que o poliuretano era versátil, não era para menos. Esta é uma condição muito importante do químico, inclusive, para a movelaria. Ele pode ser utilizado na fabricação de encostos para poltronas, colchões, sofás, travesseiros, almoçadas e até braços para cadeiras.

É que o poliuretano fornece conforto e alta resistência à temperatura e umidade. Demais, né?

ISOLAMENTO TÉRMICO DE ELETROS

Além de funcionar como isolante térmico na construção civil, o poliuretano também poder ser usado para o isolamento térmico de geladeiras e freezeres, exemplo. Acontece que ele é capaz de preencher e vedar cavidades muito complexas, mantendo dessa forma, a temperatura.

POLIURETANO DA AGLUTINA

Agora que já conhecemos a importância do poliuretano e sua dinâmica de aplicações, é hora de utilizar o químico para a fabricação de seus produtos. Conte com as resinas em poliuretano da aglutina, que garantem todos os benefícios mencionados neste artigo, alta adesão e tecnologia.

As resinas Biocol da Aglutina são fabricadas na Europa, pela Companhia Portuguesa de Resinas para Abrasivos, garantindo testagem e qualidade internacional. Entre em contato para saber mais e solicitar um orçamento para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.